Header Ads

Quase Heróis - 20 Atores Que QUASE Foram Super Heróis

O processo para escolher o elenco de um filme de super-herói costuma ser muito demorado. Antes de Christian Bale se tornar o famoso Batman, de Henry Cavill conquistar o cobiçado papel de Superman e de Hugh Jackman assumir a identidade de Wolverine, muitos atores fizeram testes para esses papéis - e quase conseguiram.
Alguns atores foram convidados para os filmes, mas recusaram a proposta, outros tentaram mais de uma vez, e não foram selecionados. Outros fizeram testes para o papel de super-herói, mas acabaram escolhidos como vilões.


1. Tom Cruise - Homem de Ferro
No começo dos anos 2000, Tom Cruise era um dos principais candidatos para interpretar o Homem de Ferro, e o ator também deveria produzir o primeiro filme da franquia. Em 2004, o produtor da Marvel, Kevin Feige, disse: "Temos discutido com Cruise nos últimos anos e existe uma série de fatores envolvidos". Quando o primeiro roteiro foi apresentado ao ator, no entanto, ele não gostou da história, por ser centrada demais no pai de Tony Stark, e preferiu abandonar o projeto: "Eu não sei. Eles vieram falar comigo e... quando eu faço algo, eu quero fazer bem. Se me comprometo com algo, vai ser feito de modo que eu saiba que será especial. Do jeito que estava, não me pareceu que daria certo", afirmou Cruise na época.


2. Sam Rockwell - Homem de Ferro
Quando Tom Cruise abandonou o projeto, três atores foram cogitados pelos produtores: Robert Downey Jr., Sam Rockwell e Clive Owen. Todo mundo sabe que Downey Jr. levou a melhor entre os três, mas Rockwell também impressionou. De acordo com o diretor Jon Favreau, "ele poderia trazer algumas coisas ótimas ao personagem. Sam é muito carismático e quando eu estava pensando no personagem, fiz uma lista. Ele fazia parte desta lista, o que pode surpreender algumas pessoas". Pelo menos o ator agradou tanto que foi escalado como vilão em Homem de Ferro 2.


3. Heath Ledger - Batman
Quando surgiu o projeto da trilogia Cavaleiro das Trevas, dirigida por Christopher Nolan, Heath Ledger foi um dos primeiros atores procurados para interpretar o super-herói. Mas no encontro entre Ledger e Nolan, o ator recusou a proposta, dizendo: "Eu jamais participaria de um filme de super-herói". No ano em que o excelente Batman Begins chegou aos cinemas, no entanto, o ator assistiu à trama e ficou impressionado com a abordagem de Nolan. Desta vez, foi ele que pediu para participar da franquia, e descobriu que precisavam de um vilão. O resultado é conhecido: Ledger fez um Coringa espetacular em Batman - O Cavaleiro das Trevas, ganhando o primeiro Oscar de atuação (coadjuvante, no caso) em todos os tempos para um filme de super-herói.
 

4. Jake Gyllenhaal - Batman
Ainda no processo de escolha do Batman da trilogia Cavaleiro das Trevas, Jake Gyllenhaal foi listado como o preferido do roteirista David S. Goyer. Ele disputou o papel com Cillian Murphy, Henry Cavill (sim, o novo Superman), Hugh Dancy, Billy Crudup, Joshua Jackson, Eion Bailey e Christian Bale. Na época, o diretor Christopher Nolan insistiu muito para selecionar Bale (que ainda estava magérrimo, após a atuação em O Operário) e venceu a disputa. Gyllenhaal não se deu por vencido, e fez testes mais uma vez para o segundo filme da franquia, tentando conquistar o papel do vilão Harvey Dent. Perdeu mais uma vez, neste caso, para Aaron Eckhart.
 

5. Cillian Murphy - Batman
Cillian Murphy chegou a fazer testes para Batman quando Christopher Nolan estava começando o projeto para a sua franquia. Na época, Amy Adams (a futura Lois Lane) fez a leitura com todos os atores durante os testes. Nolan afirmou: "Ele não encaixava no papel tão bem quando Christian Bale. Mas a atuação era muito boa e todo mundo percebeu isso enquanto fazíamos os testes e depois, quando assistimos aos vídeos. Depois eu fui ao estúdio e pedi para colocá-lo como Jonathan Crane, o Espantalho". Pelo menos o ator conseguiu um papel importante, sendo um dos poucos personagens presentes em toda a trilogia.


6. Tom Hiddleston - Thor
Um caso parecido ocorreu com Tom Hiddleston. O ator chegou aos testes de Thor com os músculos prontos e o texto afiado, mas não impressionou tanto no papel do herói loiro. De acordo com o produtor Craig Kyle, "Ele treinou. Ele veio, ele estava em forma. Ele fez um ótimo trabalho, mas ele não era o Thor". Hum, claro que não, até porque a ironia e o senso de humor do britânico se encaixavam perfeitamente em Loki! A atuação de Hiddleston chamou tanto a atenção que o seu papel cresceu na sequência Thor - O Mundo Sombrio, e hoje a Marvel não descarta a possibilidade de um spin-off dedicado exclusivamente a Loki.


7. Leonardo DiCaprio - Homem-Aranha
Quando surgiu o projeto da primeira trilogia do Homem-Aranha, um dos primeiros atores convidados foi Leonardo DiCaprio, quando o roteiro ainda era escrito por James Cameron. A ideia era aproveitar a popularidade do ator após Titanic. Mas o roteiro não agradava todos os produtores, e pelo menos duas outras versões foram escritas. Enquanto o tempo passava, DiCaprio foi perdendo interesse, e participando de outros projetos. Mais tarde, Sam Raimi foi contratado para dirigir a franquia, insistindo para escolher Tobey Maguire, apesar da desaprovação dos produtores, que achavam Maguire baixo demais para o papel. Raimi venceu a batalha, e DiCaprio permaneceu longe de qualquer franquia nos cinemas.




8. James Franco - Homem-Aranha
No momento em que Sam Raimi assumiu a direção de Homem-Aranha (2002), Scott Speedman, Jay Rodan, Tobey Maguire e James Franco fizeram testes para o personagem principal. Franco assume que foi uma seleção difícil: "O teste foi imenso. Foram gastos milhares de dólares apenas para o teste. Tinham gruas e cenários, e me fizeram esperar durante seis semanas. Depois Tobey conseguiu o papel e... Ninguém acredita quando eu digo que o considero perfeito para o papel. Eu acho que ele fez um trabalho melhor do que eu conseguiria fazer com aquele personagem". Pelo menos, Franco agradou tanto que recebeu uma ligação de Raimi mais tarde, para interpretar Harry Osborn. Desta vez, nada de testes: o ator foi o único convidado para o papel.  


9. Edward Furlong - Homem-Aranha
Quem ainda se lembra de Edward Furlong? O ator desapareceu dos holofotes, mas cerca de quatorze anos atrás, ele foi um dos principais candidatos para interpretar o Homem-Aranha. Nesta época, James Cameron ainda controlava a produção, e por ter trabalhado com Furlong em O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final, pensava que o ator seria um bom super-herói. Mas aí vieram outras versões do roteiro, outros produtores envolvidos... E Cameron abandonou o projeto. Sam Raimi tornou-se o diretor, e sequer convidou Furlong para os testes. 
 

10. John Krasinski - Capitão América
Hoje, John Krasinski é mais conhecido por seus papéis cômicos, como na série de televisão The Office. Mas três anos atrás, ele era o grande favorito ao papel de Capitão América, tendo impressionado os produtores em dois testes, sendo considerado melhor para o personagem do que Channing Tatum, Garrett Hedlund, Ryan Philippe e Mike Vogel. Sentiu falta de alguém nessa lista? Pois é, Chris Evans, que acabou sendo contratado para o papel, nem mesmo fez testes, tendo sido convidado diretamente pelos produtores. Krasinski nunca mais conseguiu trabalhar em grandes produções, a não ser como dublador de Universidade Monstros. 


11. Nicolas Cage - Superman
Em 1993, os estúdios Warner decidiram começar uma nova franquia do Superman, assim como tinham feito com o Batman. O fanático por quadrinhos Kevin Smith foi chamado para escrever o roteiro, enquanto a direção ficou a cargo de Tim Burton. O papel principal foi para Nicolas Cage, ainda no auge da fama, embora Smith tenha forçado a barra para impor Ben Affleck (sim, o mesmo que se tornou o Demolidor, e depois o Batman) como o super-herói. Cage até chegou a fazer testes de figurino com o novo uniforme negro do Superman, mas aí começaram as brigas sobre o roteiro. Foram pelo menos três novas versões da história, que não agradaram nem a Smith, nem a Burton. Preocupados com o grande orçamento e com a resposta negativa a Batman & Robin, os estúdios abandonaram o projeto. Anos mais tarde, a história sobre o filme continuou cercada de tantos mistérios que deu origem a um documentário explicando o que realmente aconteceu.



12. Will Smith - Superman
Smith foi convidado para interpretar o super-herói em duas ocasiões diferentes. Primeiro, o produtor Jon Peters queria fazer do ator o primeiro Clark Kent negro da história, para o projeto de Superman (esse mesmo que não deu certo com Nicolas Cage). Na época, Smith respondeu que estava ocupado demais com As Loucas Aventuras de James West. Anos mais tarde, em Superman - O Retorno (2006), Bryan Singer fez a mesma proposta. O ator recusou, brincando: "Quando me ofereceram o Superman mais uma vez, o roteiro chegou e eu disse: 'De jeito nenhum eu vou interpretar o Superman! Eu já tinha feito Jim West, e você não quer mexer com os heróis dos brancos em Hollywood. Se você mexer com os heróis dos brancos em Hollywood, você nunca mais consegue trabalho nesta cidade'".
  

13. Sylvester Stallone - Superman
Consegue imaginar Stallone no lugar de Christopher Reeve em Superman - O Filme (1978)? Pois isso quase aconteceu. Quando foi anunciado o projeto, Stallone fez uma grande pressão para conseguir o papel e se tornou o favorito dos produtores, superando Warren Beatty, Arnold Schwarzenegger, Jon Voight, Neil Diamond, Robert Redford, Burt Reynolds e Nick Nolte. No entanto, Marlon Brando foi escalado como Jor-El, e o astro fez uma única exigência: ele não queria Stallone no papel de seu filho. Os produtores se renderam, e decidiram que era melhor encontrar um desconhecido. Assim apareceu a oportunidade para Christopher Reeve.


14. Ashton Kutcher - Superman
Para o projeto de Superman - O Retorno, os produtores decidiram buscar um ator pouco conhecido para o papel. Nomes ainda em ascensão, como Ashton Kutcher, Brendan Fraser e David Boreanaz fizeram testes para o papel, e os produtores admitiram que Kutcher era o franco favorito. Mas então o próprio ator decidiu abandonar o projeto: "Eu acho que existe uma maldição por trás desse papel - todas as coisas que aconteceram com as pessoas. Além disso, quando você interpreta esse personagem, você ficará sempre conhecido como Superman. É difícil interpretar outras coisas. Eu ainda quero interpretar muitos outros personagens". Desde então, a carreira de Kutcher nos cinemas não decolou.


15. Josh Hartnett - Superman
Neste ano de 2014, os estúdios Warner estão trabalhando na produção de Batman V Superman, mas o conceito de opor os dois super-heróis já existia há muito tempo. Quando o caríssimo projeto de Superman (aquele com Nicolas Cage) foi abandonado, os produtores pensaram nesta história alternativa, e fizeram entrevistas com Josh Hartnett, Christian Bale (sim, o futuro Batman!) e Jude Law para o papel. No final, Hartnett era o favorito, recebendo uma proposta de US$100 milhões pela trilogia. Mas o contrato era arriscado - se o filme não fosse bom, o ator estaria obrigado a fazer duas sequências, despertando receio nos atores de Hollywood. No fim, o roteiro foi abandonado.


16. Clancy Brown - Superman
Já citamos nesta matéria meia dúzia de projetos de Superman, mas faltou falar de outro filme famoso: a animação sobre o super-herói. Clancy Brown fez testes para a voz do herói em Superman: The Animated Series, mas acabou superado por Tim Daly. Mesmo assim, a voz poderosa de Brown foi escolhida para Lex Luthor, e desde então o ator ficou conhecido como um dos intérpretes mais famosos do vilão. Na animação Batman, o dublador também foi escolhido para o vilão, no caso, Mr. Freeze. Brown conseguiu mais diversos papéis de destaque em animações, como em Star Wars e Bob Esponja.
 


17. Lee Pace - Senhor das Estrelas
Este é um caso recente: quando a Marvel começou a procurar atores para interpretar o Senhor das Estrelas em Guardiões da Galáxia, diversos nomes apareceram para os testes. Lee Pace, Jim Sturgess, James Marsden, Zachary Levi, Joseph Gordon-Levitt (o Robin de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge), Aaron Paul, Joel Edgerton, Garrett Hedlund, Michael Rosenbaum (o Lex Luthor de Smallville), John Krasinski e Chris Pratt foram alguns dos nomes presentes. Pratt foi o escolhido, já que a Marvel pretendia dar um aspecto mais cômico ao herói. Mas Pace acabou participando do filme também, no papel do vilão Ronan, o Acusador.
 

   
18. Christopher Mintz-Plasse - Kick-Ass
Para o filme Kick-Ass - Quebrando Tudo, o diretor Matthew Vaughn estava quase perdendo a esperança de encontrar um bom ator para o protagonista. Foram quase 600 candidatos em seis meses, de acordo com o cineasta, antes de encontrar Aaron Taylor-Johnson. Um dos candidatos foi Christopher Mintz-Plasse, ainda muito famoso pelo papel de McLovin em Superbad - É Hoje. O ator fez o teste, e foi muito franco sobre o resultado: "Eu fiz a leitura para o papel de Kick-Ass, e Matthew Vaughn detestou. Ele odiou tudo que eu fiz no teste, mas me deu o papel de Red Mist". Bom, pelo menos o saldo foi positivo...
 


19. Dougray Scott - Wolverine
Dá para imaginar algum outro ator no lugar de Hugh Jackman como Wolverine? No início de X-Men - O Filme, os estúdios fizeram testes com Russell Crowe, Viggo Mortensen, Jean-Claude Van Damme (!), Aaron Eckhart e Gary Sinise, mas não fecharam acordo com nenhum deles. Depois, gostaram do teste de Dougray Scott, e o ator foi contratado para ser Wolverine nos cinemas. Mas a produção de Bryan Singer teve um atraso tão grande até o início das filmagens que Scott preferiu abandonar o filme para trabalhar em Missão Impossível II, abrindo a vaga para Hugh Jackman. Será que Scott se arrepende dessa escolha?


20. Jim Caviezel - Ciclope
O mesmo atraso que prejudicou a escolha de Dougray Scott como Wolverine em X-Men também forçou Jim Caviezel a abandonar a franquia. Ele foi escolhido pelos produtores para interpretar o Ciclope, vencendo uma disputa com atores gabaritados como Jude Law, Edward Norton (futuro Hulk), Owen Wilson, Edward Burns e Thomas Jane. Na hora das gravações, Caviezel preferiu deixar o papel para trabalhar na ficção científica Alta Frequência. Caviezel tentou voltar ao papel de um super-herói anos mais tarde, quando fez testes para Superman - O Retorno, mas foi rejeitado por ter interpretado Jesus Cristo em A Paixão de Cristo - e o diretor Bryan Singer não queria ver Jesus no papel de um super-herói.  

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.